segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ser ou Ter, Eis a Questão

Ser ou Ter, Eis a Questão

  • Imprimir
  • E-mail
Ninguém contesta que a cultura predominante é extremamente materialista e que o TER assume o lugar do SER em muitas vidas. A obsessão pelo TER tem levado muitos a esquecerem que o SER é muito mais importante quando se avalia todas as vertentes da vida humana. Desde os primeiros dias de vida, o ser humano é conduzido a pensar que o TER será capaz de lhe conferir autoridade, poder e segurança e o identificará como homem ou mulher de sucesso.
A grande questão que se deve discutir não é uma opção de vida pelo TER ou pelo SER, mas quem está por trás dessas possibilidades. TER sem objetivos é o mesmo que SER sem saber quem se é. A milenar proposição socratiana “Conhece-te a ti mesmo” é por demais significativa para SER alguém e TER alguma coisa. Até porque o TER, quando relacionado às questões materiais, é algo efêmero que pode fugir das mãos sem menos esperar. O SER alguém, quando alinhado com os preceitos de ética cristã e entrega pessoal ao Salvador, determinará o sucesso tanto aqui quanto na eternidade. Não é de se admirar que o Todo Poderoso, o Deus de Israel, ao se apresentar a Moisés disse “Eu Sou”. Replicado pelo legislador judeu em nome de quem iria, respondeu: “Diga ‘Eu Sou’ me enviou”. No centro dessa problemática, está o homem mortal que tenta imortalizar-se e o caminho perseguido, via de regra, é o caminho do TER. Para alcançar seus objetivos, não mede sacrifícios e quase sempre atropela os mais simples códigos de conduta e respeito ao SER do ser humano. Caminha célere como se vislumbrasse um final feliz e cheio de sucesso no final do túnel, mas, infelizmente, chega ao fim com o mesmo refrão do sábio Salomão: “VAIDADE DE VAIDADES; TUDO É VAIDADE!”.
Por que viver assim? Pra que viver assim? São perguntas que gerarão mais crises do que solução e se uma indagação pode ser feita é esta: “Como viver de modo diferente?”. O exemplo está em Cristo. Ele, assim como o Pai e o Espírito Santo, ERA desde o princípio, diz o apóstolo do amor. Para o anônimo escritor de Hebreus, “ERA o mesmo ontem, É hoje e SERÄ eternamente”. Quando estava rodeado de soldados que intentavam prendê-Lo, repreendeu o intrépido Pedro, lembrando-o que se quisesse poderia ordenar que uma legião de anjos descessem dos céus para protegê-lo. Ele que É sem influência humana e TEM poder sobre todos e tudo foi capaz de renunciar a glória para ensinar ao homem o caminho do SER e do TER. Ele mesmo assegurou “Eu SOU o caminho, a verdade e a vida” e “Quem TEM o Filho, TEM a vida eterna”. Vale a pena segui-Lo, viver para Ele e com Ele.
Fonte: www.batistadobraga.org.br   (EXTRAÍDO DO BLOG DO PR. NEEMIAS LIMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes