segunda-feira, 2 de julho de 2012

MOISÉS - Um Homem guiado pela presença de DEUS


"Pois a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio JESUS CRISTO."  (João 1.17)

   Certas mudanças são muito desgastantes. Retrocessos financeiros nos fazem questionar se DEUS realmente  cuida de nós. Se nem durante os momentos de oração nos sentimos melhor, por que não deixar para lá e procurar outra coisa para fazer?
  Precisamos ser sensíveis à presença de DEUS, mesmo quando achamos que ele não está por perto. DEUS estava presente durante uma série de experiências pelas quais Moisés passou. Ele foi o proclamador da independência dos Israelitas.
  A vida de Moisés pode ser dividida em três períodos de quarenta anos (At 7.23.30,36) e No primeiro, ele descobriu o seu valor; no segundo, sua limitação; e no terceiro, a importância de DEUS. Nos primeiros quarenta anos de vida de Moisés, a mãe dele o colocou em uma cesta flutuante para salva-lo de um massacre contra os Judeus. DEUS tomou providências para que o bebê fosse protegido pela filha do tirano (Ex 2.5-6,10) e tivesse a própria mãe como babá (Ex 2.7-9). Além disso, o faraó arcou com os custos da educação de Moisés (At 7.22)
  O segundo período de quarenta anos começou com o rosto de Moisés estampando a lista dos principais inimigos de faraó (Ex 2.11-15). Assumindo uma posição de defensor do povo, Moisés matou um homem e fugiu em seguida. Durante quarenta anos, tudo o que ele teve diante de si foi areia, silêncio e cheiro de ovelhas. Mesmo isolado no deserto de Midiã, Moisés se viu na presença de DEUS na forma de um arbusto em chamas que não se queimava (Ex 3.1-3)
  Quando DEUS convocou Moisés a ser um líder (no terceiro período de quarenta anos de sua vida), ele começou a gaguejar (Ex 3.10). Moisés estava preocupado demais com sua capacidade, ao passo que DEUS queria sua disponibilidade. Para ajudar Moisés a libertar seu povo do Egito, DEUS mandou dez pragas (Ex 7.10). Primeiro, bombardeou o Egito (e seus falsos deuses) com as pragas; em seguida (como já disse alguém), o SENHOR "levantou o mar Vermelho e afundou os egípcios". Moisés e seu povo só tiveram que obedecer e assistir enquanto DEUS trabalhava.
  O Êxodo "(saída") é o mais importante acontecimento, em termos de salvação, do Antigo Testamento (Ex 14). Os Israelitas celebram esse evento com a Páscoa (Ex 12), assim como celebramos nossa fuga do pecado por meio de CRISTO, durante a ceia do SENHOR (1 Co 11.17-34).
  DEUS usou Moisés para salvar Israel. ele guiou o povo em sua saída do Egito, na travessia do mar vermelho e no deserto por quarenta anos (At 7.35-36). Durante essa peregrinação, houve muitos murmúrios, assim assim como foram realizados vários milagres. Mesmo assim, a presença do DEUS que orienta estava junto de Moisés - exatamente como é prometida a todo Cristão de nossos dias que ora por isso (Mt 28.18-20).

           DEUS abençoe a todos!!
Fonte: Bíblia do Homem - Nova Versão Internacional - Editora Geográfica - Central Gospel.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes