segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Encontro de Pessoas com Deficiência Visual comemora os 10 anos da Bíblia em Braile

Método Braile

O VI Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, foi palco de uma celebração muito especial: os 10 anos do lançamento da primeira Bíblia em Braile na língua portuguesa. O evento ocorreu em 22 de setembro, no Centro de Eventos – Museu da Bíblia (MuBi), em Barueri (SP), e contou com a presença de cerca de 400 pessoas, entre deficientes visuais, representantes de instituições que trabalham com este público e voluntários. A iniciativa integra o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, mantido pela SBB.

Com uma programação de palestras e atrações artísticas, a sexta edição do evento utilizou recursos como audiodescrição e interatividade. O Coral Visão Real, grupo composto por deficientes visuais, abriu o encontro com uma apresentação musical. Também ocorreu a palestra “10 Anos da Bíblia em Braile”, ministrada por Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. Em seguida, os participantes assistiram à projeção do vídeo que celebra uma década das Escrituras Sagradas em Braile.

Para instigar a imaginação dos participantes, o Grupo Dois na Mala narrou a história de “Davi e Golias”, baseada na passagem bíblica 1 Samuel 16-17, que contou com diálogos, sons e ações. Os convidados também conferiram a abertura da exposição do artista Renato Amisy no Museu da Bíblia. As obras do artista são inclusivas, já que podem ser tocadas. “É uma emoção muito grande ver pessoas com deficiência visual sentindo o meu trabalho”, afirmou Amisy.

No final do Encontro, foi realizada a premiação do IV Concurso Literário de Contos e Poesias. Edson Pereira do Rosário, de Embu/SP, ficou em terceiro lugar com a poesia “A Bíblia Chegou”. Conheça os demais selecionados clicando aqui. Na ocasião, Rosário incentivou outros deficientes visuais a demonstrarem seus dotes literários. “Escreva. Esse é o seu momento de mostrar toda a sua inspiração”, afirmou.

A organização do evento foi aprovada por Claudir Aparecido Vieira, de Santa Isabel, interior de São Paulo. “Fomos muito bem recebidos. Organizadores e voluntários fizeram de tudo para que nos sentíssemos à vontade e aproveitássemos a programação da melhor maneira”, disse.

Esse reconhecimento deu a Emilene Araujo, gerente de Ação Social da SBB, a certeza de que o evento atingiu o seu objetivo. “Cumprimos o que propomos fazer: um evento inclusivo, onde a pessoa com deficiência visual pôde sentir, de todas as formas, o que estava sendo passado a eles. Esse encontro tem como intuito principal a difusão da Palavra de Deus”, afirmou.

Outras regiões do País também estão organizando encontros voltados aos deficientes visuais. A primeira cidade a receber uma edição do evento foi Santarém (PA), em 20 de setembro. O próximo município a sediar o encontro será Brasília (DF), em 26 de outubro. Em novembro, ocorrerão mais duas edições: no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20; e Belo Horizonte (MG), no dia 27.


Fonte: http://www.sbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes