segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

COMUNIDADES RADICAIS



                             COMUNIDADES RADICAIS
                                 AUTOR: JOHN DRIVER
                           NOVOS DIÁLOGOS, 2011, 84p.



O teólogo norte-americano John Driver é autor do excelente livro Contra a Corrente. Aqui, ele procura apontar características comuns das comunidades cristãs do primeiro século e dos anabatistas do século XVI.
Ele destaca de forma sintética que estes cristãos enfatizaram de forma vivencial o discipulado, as missões e um grande senso de fraternidade. Na apresentação à edição argentina, Guilhermo Font, fala assim dos anabatistas da época da Reforma Protestante: “Eles vivenciavam e entendiam a igreja não como uma instituição mas como uma congregação horizontal de irmãos e irmãs em Cristo, sem hierarquias e separada do estado. Concebiam-na como uma comunidade integrada voluntariamente por cristãos comprometidos através do batismo de crentes, e acompanhada por pastores que eram autoridade nem os iluminados mas os servidores que facilitavam uma pastoral mútua...” (p. 9).
Durante o livro, Driver alerta os pretensos continuadores dos anabatistas para que não cometam o equívoco de enfatizarem apenas a sua doutrina escrita.
Obra curta, mas de grande importância para o estudo dos movimentos radicais da história do cristianismo.

                                                                                                                                       George Gonsalves

Fonte: http://www.gracaesaber.com/2012/12/comunidades-radicais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes