quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fortaleça a Igreja síria. Apoie nossos irmãos perseguidos a permanecerem firmes na fé.



Fortaleça a Igreja síria. Apoie nossos irmãos perseguidos a permanecerem firmes na fé.

Resumo sobre o apoio dado pela Portas Abertas à Síria nos últimos 12 meses






Há mais de um ano, a Portas Abertas está envolvida em um trabalho de assistência a pessoas desabrigadas na Síria. Pouco a pouco pudemos reforçar esse trabalho em todas as igrejas com as quais temos parceria. Desde o início de 2001, pudemos aumentar o número de famílias socorridas para 3.133 por mês.


Contexto

A Síria foi durante muitos anos um país moderado no Oriente Médio. O regime do presidente Bashar al Assad, pertencente à minoria Alauita, é tolerante às minorias do país. Devido a essa liberdade, os cristãos podem se reunir nos templos das igrejas, realizarem cultos e praticarem a fé cristã. Isso não significa que os cristãos possam fazer o que quiserem. A maioria das reuniões é monitorada pela polícia secreta síria. Qualquer igreja que seja flagrada criticando ou pregando contra os governantes do país, logo terá problemas. Desde março de 2011 a situação no país mudou completamente. Quando o vento da Primavera Árabe começou a soprar na primavera de 2011 na Síria, causou rachaduras no governo. Manifestações públicas pela reforma e mais tarde contra o governo se espalharam pelo país e abertamente as pessoas se posicionaram contra Bashar al Assad. O governo sírio reagiu de forma sangrenta à escalada do conflito que chegou ao nível de confronto armado que já causou a morte de aproximadamente 80 mil pessoas, muitos feridos, mais de 1,3 milhão de refugiados nos países vizinhos e mais de 2 milhões de pessoas desabrigadas.

Em muitas cidades há uma batalha feroz entre as tropas do governo e as da oposição. Ambos os lados do conflito são acusados de crimes de guerra. O assim chamado Exército Livre Sírio controla regiões do país, mas em alguns lugares os confrontos continuam. Acredita-se que combatentes jihadistas de todo o mundo o mundo estejam lutando ao lado dos rebeldes. Esses jihadistas têm, muitas vezes, uma agenda islâmica aberta.


Cristãos
Antes dos protestos começarem na Síria, estimava-se que 8% da população fosse cristã. Os cristãos estão agora entre duas partes do conflito. Por comporem uma minoria e serem tolerados pelo governo, os cristãos são vistos por alguns como ‘apoiadores’ de Assad. Especialmente pelos jihadistas que não dão lugar às pessoas com opiniões e crenças contrarias às suas. Alguns deles dizem: “a Síria é um país islâmico onde a Sharia (lei islâmica) deverá ser implantada e os cristãos deverão se mudar para outros lugares”.


A Portas Abertas e o trabalho de campo

A Portas Abertas começou um trabalho de assistência na Síria em abril de 2012. No começo o foco eram as cidades de Damasco e Aleppo. Em 2013, a Portas Abertas está trabalhando junto com as igrejas locais em todo o país e já que o trabalho emergencial é realizado através destas, a maior parte dos donativos beneficiam diretamente os cristãos. Em primeiro lugar a Portas Abertas leva cestas básicas aos desabrigados. Paralelo a isso entrega remédios. Antes do inverno sírio distribui roupas de frio, em alguns casos ajuda famílias a pagar o aluguel de suas casas e distribui Bíblias aos refugiados.

Em todo o mundo a Portas Abertas tem fortalecido a Igreja em países onde não há liberdade religiosa e onde os cristãos são perseguidos. O objetivo da Portas Abertas é fazer com que os cristãos sírios  permaneçam em seu país.

Fonte: 
http://www.apoiesiria.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes