quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Por que ir à igreja?


O mandamento bíblico é: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” [Hb 10.25]. O mandamento proíbe o crente de não frequentar a igreja ou de não se congregar com os seus irmãos. Integrar-se a uma igreja local é ordem divina. Por outro lado, integrar-se a uma igreja local é uma necessidade que precisa ser atendida. Mas, por que a igreja é necessária? Ela é necessária para organizar a vida dos crentes [1 Co 14.33]. Ela é necessária para o crescimento do cristão, por meio da comunhão, adoração e ensino. Ela é necessária para que o crente desenvolva os seus dons no serviço cristão [1 Co 12.14-27]. Ela é necessária para mantermos acesa a nossa chama espiritual. Uma brasa fora do braseiro tende a esfriar-se.

“A alma virtuosa que está só é como a brasa que está só. Em vez de esquentar, ela se tornará cada vez mais fria” [São João da Cruz].

Philip Yancey nos oferece quatro motivos para irmos à igreja:

Primeiro, vou à igreja por causa do Dono.
“A igreja existe, não para oferecer entretenimento, encorajar vulnerabilidade, melhorar a autoestima ou facilitar amizades, mas para adorar a Deus. Se falharmos nisso, a igreja fracassa” [P. Yancey]. Deus é a razão que temos para frequentar a igreja [Sl 84.1-4].

Segundo, vou à igreja por causa dos meus irmãos. 
Deus é quem escolheu as pessoas para fazer parte da igreja [1Co 1.26-27]. Ele escolheu pessoas diferentes e complicadas para viverem juntas. As igrejas locais do Novo Testamento produziram uma revolução social: judeus e gentios, homens e mulheres, escravos e livres, congregados por causa de Jesus. Isso é a igreja.

C. S. Lewis escreveu sobre sua igreja: “Eu me aborrecia muito com os hinos, que considerava poesias de quinta categoria e com música de sexta categoria. Mas com o passar do tempo, percebi o grande mérito disso… Reconheci que os hinos estavam sendo cantados com zelosa devoção por um velhinho santo de botinas, no banco ao lado, então você percebe que não é digno de limpar aquelas botinas. Isso nos tira de nosso orgulho solitário”.

Terceiro, vou à igreja por causa dos “perdidos”. 
A igreja existe para alcançar e acolher os de fora. William Temple disse: “A Igreja é a única sociedade cooperativa do mundo que existe em benefício dos que não são membros”. A razão principal para que uma congregação seja unida e trabalhe é alcançar o seu bairro, cidade e o mundo.

Quarto, vou à igreja por causa das suas necessidades. 
Você não pode ser crente isolado da comunhão da igreja. “Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos: uma é casar e a outra é ser cristão” [Paul Tournier]. A igreja foi criada por Deus para suprir as necessidades dos cristãos. E a maior necessidade de uma ovelha é ser pastoreada (Hb 13.7 e 17). Toda ovelha precisa de pastor, de aprisco e da companhia de outras ovelhas.

“A igreja não é chamada para ser eficiente, grande ou rica. Ela é chamada para ser fiel” [Walter McAlister]




Fonte: Fernando Henrique Heise em Ultimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes