sábado, 21 de maio de 2011

RICARDO GONDIM É CONVIDADO A DEIXAR A REVISTA ULTIMATO

A Editora Ultimato, que tem uma revista com o mesmo nome, é formada por gente séria e tomou a decisão de convidar o Pastor Ricardo Gondim a se retirar de seu quadro de colunistas ou não continuar como articulista daquele importante veículo de comunicação cristã. A postura dos editores merece, no mínimo, nossa atenção, para não dizer aplauso, posto que, assim dizendo, pode parecer que este editor torce pelo isolamento do escritor em questão. O texto a seguir é do próprio Gondim. Há uma frase onde o ex-articulista, analisa que uma parte de sua história foi amputada. Claro que está falando de seus 20 anos escrevendo para aquele periódico, mas considero que não apenas uma parte de sua história, mas muito da sua fé e de sua antiga prática cristã foram jogadas no lixo quando afirmou sua nova postura frente a assuntos polêmicos, como a união civil de pessoas do mesmo sexo e A AUSÊNCIA DE CONTROLE POR PARTE DE DEUS. Não odeio Ricardo Gondim, absolutamente não, mas também não o admiro mais e oro para que ele revise suas últimas falas e reveja suas mais recentes afirmações.
Após quase vinte anos, fui convidado a “des-continuar” minha coluna na revista Ultimato. Nesta semana, recebi a visita de Elben Lenz Cesar, Marcos Bomtempo e Klênia Fassoni em meu escritório, que me deram a notícia de que não mais escreverei para a Ultimato. Nessa tarde, encerrou-se um relacionamento que, ao longo de todos esses anos, me estimulou a dividir o coração com os leitores desta boa revista. Cada texto que redigi nasceu de minhas entranhas apaixonadas.
Fui devidamente alertado pelo rev. Elben de que meus posicionamentos expostos para a revista Carta Capital trariam ainda maior tensão para a Ultimato. Respeito o corpo editorial da Ultimato por não se sentir confortável com a minha posição sobre os direitos civis dos homossexuais. Todavia, reafirmo minhas palavras: em um estado laico, a lei não pode marginalizar, excluir ou distinguir como devassos, promíscuos ou pecadores, homens e mulheres que se declaram homoafetivos e buscam constituir relacionamentos estáveis. Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis.
O reverendo Elben Lenz Cesar, por quem tenho a maior estima, profundo respeito e eterna gratidão, acrescentou que discordava também sobre minha afirmação ao jornalista de que “Deus não está no controle”. Ressalto, jamais escondi minha fé no Deus que é amor e nos corolários que faço: amor e controle se contradizem. De fato, nunca aceitei a doutrina da providência como explicitada pelo calvinismo e não consigo encaixar no decreto divino: Auschwitz, Ruanda ou Realengo. Não há espaço em minhas reflexões para uma “vontade permissiva” de Deus que torne necessário o orgasmo do pedófilo ou a crueldade do genocida.
Por último, a Klênia Fassoni advertiu-me de que meus Tweets, somados a outros textos que postei em meu site, deixam a ideia de que sou tempestivo e inconsequente no que comunico. Falou que a minha resposta à Carta Capital sobre a condição das igrejas na Europa passa a sensação de que sou “humanista”. Sobre meu “humanismo”, sequer desejo reagir. Acolho, porém, a recomendação da Klênia sobre minha inconsequência. Peço perdão a todos os que me leram ao longo dos anos. Quaisquer desvarios e irresponsabilidades que tenham brotado de minha pena não foram intencionais. Meu único desejo ao escrever, repito, foi enriquecer, exortar e desafiar possíveis leitores.
Resta-me agradecer à revista Ultimato por todos os anos em que caminhamos juntos. Um pedaço de minha história está amputada. Mas a própria Bíblia avisa que há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Meu amor e meu respeito pela família do rev. Elben, que compõe o corpo editorial da Ultimato, não diminuíram em nada.
Continuarei a escrever em outros veículos e a pastorear minha igreja com a mesma paixão que me motivou há 34 anos.
Ricardo Gondim 
Soli Deo Gloria
Vi no blog WWW.darelohim.com.br do meu amigo Pr. Marcelo Oliveira

EXTRAÍDO DO BLOG DO PASTOR GUEDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes