quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Crentes desigrejados, certos ou errados?




O termo desigrejado é usado para aquelas pessoas que tem aversão às estruturas denominacionais em que os templos são liderados por pastores em templos. É importante observar a etimologia da palavra igreja no idioma do Novo Testamento quando abordamos o assunto.
.
Em grego, o termo "igreja" é "eclésia", e "eclésia" significa ajuntamento de pessoas. Igreja significa congregação, isto é congregar é agregar em conjunto.

O termo "eclésia" é extraído de reuniões seculares, as assembleias públicas atenienses, quando os cidadãos gregos se reuniam democraticamente.

Sabemos que existem diversos líderes evangélicos que causaram decepções nos membros de igrejas. Os exemplos péssimos são os maiores motivos da existência de pessoas que rejeitam frequentar templos.

Mas, precisamos lembrar que líderes ruins sempre existiram. Paulo, João e Pedro os enfrentaram e fizeram tudo o que puderam para que as ovelhas de Cristo não se dispersassem por causa dessas pessoas.

Colocando à parte as opiniões humanas, é um erro pensar que podemos viver a fé cristã isoladamente.

No Novo Testamento, os cristãos são simbolizados como ovelhas e Jesus como o pastor delas. As ovelhas são animais que vivem em coletividade, que é o rebanho. A índole das ovelhas é de união: vão ao pasto juntas, comem e bebem juntas, dormem juntas...

A primeira vez que encontramos a palavra "igreja" no Novo Testamento, ela é pronunciada por Jesus Cristo. Ele diz para Pedro, referindo-se a Si mesmo, "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18).

A segunda vez que encontramos "igreja" no Novo Testamento, também é Jesus Cristo quem a cita (Mateus 18.12-20).

O contexto da segunda citação tem a conotação de uma coletividade e não de pessoas vivendo cristianismo isolado. Trata-se da parábola das Cem Ovelhas. Na parábola, Jesus, narra que se uma ovelha se perde, o pastor deixa as 99 em segurança e vai procurar à perdida. Ao encontrá-la cuida de suas feridas e traz ela nos braços de volta para junto do seu coletivo, o rebanho.

Folheando e lendo Atos dos Apóstolos, notamos que existia nos ministérios dos apóstolos o costume de realizar reunião entre os cristãos para cultuar a Deus.

O Espírito Santo se manifestpu aos crentes primitivos, quando eles estavam todos reunidos no Cenáculo. O apóstolo Paulo fundou congregações e tomou conta delas. Ele escolheu pessoas comprometidas com Deus para liderar, para cuidar daqueles que criam em Jesus Cristo, com o objetivo de ensinar a elas o Evangelho. Dois deles foram: Timóteo e Tito.

Com isso, precisamos pensar bem na questão de viver o cristianismo solitário, tal ideia não tem base neotestamentária.

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes