terça-feira, 31 de julho de 2012

Devo me preocupar com possessão demoníaca?




"DOIS ERROS IGUAIS E POSTOS"

  Em as cartas do inferno, C.S. Lewis observa que " há dois erros iguais e opostos que nossa raça pode cometer a respeito de demônios. Um é a descrença na sua existência. Outro é acreditar e sentir um interesse excessivo e doentio neles." Quando caem no primeiro erro, muitas pessoas procuram uma explicação na psicologia ou na medicina para toda ação bizarra ou incomum do comportamento humano. Quando caem no segundo erro, outros dão crédito às forças demoníacas em relação a qualquer causa direta de atos humanos violentos, pecaminosos ou perversos.


OS DEMÔNIOS NO ANTIGO TESTAMENTO 


  Uma olhada rápida numa concordância bíblica nos verbetes "demônio", "espírito maligno" e espírito imundo" mostra que a maioria das referências a essas criaturas estão nos Evangelhos e em Atos. No Antigo Testamento há poucas referências à atividade demoníaca. A Lei proibia contato com espíritos adivinhos (Lv 19.31; 20.6-27), e o  rei Saul tinha um "espírito mau que o assombrava" enviado por DEUS (1Sm 16.14-16; 18.10; 19.9) e o reino do rei Manassés era caracterizado por médiuns e espíritas (2 Rs 23.24; 2 Cr 33.6).


OS DEMÔNIOS NO NOVO TESTAMENTO


  Nas cartas do novo testamento, Paulo se referiu aos demônios quando escreveu as epístolas de Coríntios e Timóteo (1 Co 10.20-21; 1 Tm 4.1) e aos "principados e potestades" em Colossenses (2.15). Na carta aos Efésios ele alerta "contra os principados", contra as potestades, contra os príncipes da terra deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
(Ef 6.12). Tiago menciona os demônios uma vez (2.19). João se refere uma refere uma vez aos "espíritos"(1 Jo 4.1). O Apocalipse faz três referencias aos demônios (9.20; 16.14; 18.2) e uma aos espíritos imundos (16.13).
  Nos Evangelhos e em Atos, JESUS e os Apóstolos estão frequentemente em contato direto com individuos possuídos por demônios (literalmente "endemoninhados"). Nas Epístolas, que ensinam como a igreja deve viver no mundo, os demônios não são um conceito central. Eles aparecem como partes das forças espirituais que levam os crentes ao desvio do comportamento (1 Co 10.20-21) e da crença (1 Tm 4.1; 1Jo 4.1). Eles são poderes importantes em toda a maldade do mundo (Ef 6.12; Cl 2.15), mas não há aviso algum de como evitar a possessão ou instruções de como exorcizá-los.


SEJA CHEIO DO ESPÍRITO


  No mundo espiritual, além do Espírito Santo (1 Co 2.10-16). existem o espírito carnal (1 Co 3.1-4) e os espíritos demoníacos (Ap 16.14). Poucas pessoas são totalmente controladas pelo Espírito Santo. Mas a linha que separa o espírito carnal do espirito demoníaco é muito tênue de fato. E há o risco de um espírito carnal  que não se rende na vida do crente e que pode abrir a porta para as atividades demoníacas (Tg 3.13-4.10). Esta é uma das razões pelas quais o apóstolo diz: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos [ sede controlados] do Espírito" (Ef 5.18).




Fonte: Bíblia de Revelação Profética - Almeida Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil. 

2 comentários:

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes