sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Novo ataque contra igreja cristã deixa 19 mortos na Nigéria




Homens armados abriram fogo em uma igreja evangélica do centro da Nigéria, matando ao menos 19 pessoas, no último episódio de violência entre comunidades a atingir o país mais populoso da África.


"O ataque, executado por homens armados, ocorreu ontem à noite às 20h20 (locais) contra a igreja 'Deeper Life Bible Chuch', onde é realizada a cerimônia religiosa de segunda-feira à noite. Constatamos no local dos incidentes a morte de 15 pessoas, entre elas o pastor da igreja", declarou o tenente-coronel Gabriel Olorunyomi, chefe da Força de Tarefa Conjunta (JTF) do estado de Kogi.



Quatro feridos morreram devido à gravidade de seus ferimentos, acrescentou o tenente-coronel Olorunyomi. Este ataque contra a igreja da cidade de Okena ainda não foi reivindicado. Um ataque com bomba contra outra igreja desta mesma cidade ocorreu no mês passado sem deixar vítimas.



O grupo islamita Boko Haram, cujos membros são, em sua maioria, provenientes do estado de Kogi, reivindicou dezenas de ataques contra igrejas no norte e no centro da Nigéria nos últimos meses, como parte de uma insurgência que matou centenas de pessoas.



Os membros deste grupo também atacam regularmente representantes do Estado, principalmente a polícia e o exército, e autoridades muçulmanas, acusadas de serem muito próximas da elite corrupta da Nigéria.



Em um vídeo colocado na internet no sábado, o suposto chefe do grupo islamita radical da Nigéria Boko Haram, Abubakar Shekau, classificou o presidente americano de "terrorista", após a decisão de Washington de colocá-lo na lista negra antiterrorista dos Estados Unidos.



Neste mesmo vídeo, o suposto chefe da Boko Haram pediu ao presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, para renunciar e se converter ao Islã. No domingo, o presidente Jonathan condenou a "chantagem" de Abubakar Shekau.



"Quando os nigerianos votaram em sua maioria pelo presidente Jonathan durante a eleição presidencial de 2011, eles sabiam que elegiam um cristão (...) e, como presidente, o senhor Jonathan é o líder dos cristãos e dos muçulmanos", declarou seu porta-voz.



A Nigéria, o país mais populoso e maior produtor de petróleo da África, está dividido entre um Norte de maioria muçulmana e um sul principalmente cristão.


Fonte: AFP
Via: http://libertosdoopressor.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes