quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IGREJA EVANGÉLICA CRISTO VIVE - NÃO CREEM NA TRINDADE!























por Web Evangelista Wagner Jr.

Define-se grupo unicista aquele que rejeita a verdade de que Deus subsiste e coexiste em Três Pessoas Distintas, cada uma plenamente Deus, no entanto, são o Único Deus. A Igreja Evangélica Cristo Vive (IECV), presidida aqui no Brasil pelo Senhor Miguel Ângelo, é um grupo unicista. Em que crê a IECV sobre este assunto? Observe:



Observe que o site oficial da IECV [1] afirma que Jesus Cristo se manifestou triunicamente, primeiro como Pai, depois como Filho e nos últimos dias como Espírito Santo. Alguns unicistas usam a ilustração da água, pois jamais a mesma partícula de água pode ser sólida, líquida e gozosa ao mesmo tempo.

Com todo respeito aos membros da IECV e, principalmente, ao Sr. Miguel Ângelo, discordamos de sua interpretação. A Bíblia menciona que o Pai é Deus (1 Coríntios 8:5), o Filho é Deus (João 20:28), o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4; 2 Coríntios 3:17) e Deus é um só. (Deuteronômio 6:4; João 17:3) Se a Bíblia parasse por aqui, então poderíamos concordar com o conceito unicista da IECV, ou seja, que Jesus Cristo manifestou-se em Três Modos diferentes. Todavia, temos na Bíblia cerca de 180 versículos onde nos é mostrada a interação entre as Três Pessoas de Deus, ao mesmo tempo.

Por exemplo, a Bíblia diz que na Criação do homem, Deus fala: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança." (Gênesis 1:26) Por que Deus usou "nossa"? Porque, conforme evidências Bíblicas, Deus é Triúno, conforme os textos alistados no parágrafo anterior.

Alguns unicistas ensinam que Deus teria falado isso a anjos, como que convidando-os a participar com Deus na Criação do homem. Se assim fosse, teríamos sido criados à imagem e semelhança de Deus e de anjos. Mas em momento algum lemos isso nas Escrituras. O homem é apenas imagem e semelhança de Deus. - 1 Coríntios 11:7.

Em João 1:1, lemos que Jesus, o Verbo de Deus (Apocalipse 19:13), estava com Deus e era Deus. Por que João diria "estava com" e "era" Deus, se não há pluralidade de Pessoas na Divindade?

No Salmo 110:1, lemos que o Yahweh diz ao Senhor de Davi: "Assenta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés". Observe que Jesus concorda que o Salmo 110:1 está se referindo a um diálogo entre Yahweh e Jesus:

"Ele lhes respondeu: Como então Davi, pelo Espírito, chama-o Senhor, dizendo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi o chama Senhor, como ele pode ser seu filho?" - Mateus 22:43-45.Do texto acima, concluímos claramente que Deus está nos ensinando algo: Que o Pai comunica-se, não consigo mesmo, mas com seu Filho, Jesus, e ambos são o mesmo Deus, conforme evidências bíblicas adicionais. Portanto, há uma pluralidade de Pessoas na Divindade UNA!

Durante o ministério de Jesus na terra, há cerca de 140 textos bíblicos que realçam a triunidade de Deus, não um unicismo. Vemos no Batismo de Jesus as Três Pessoas claramente atuando separadamente. (Mateus 3:16) Em seu ministério terrestre, Jesus demonstrou ser uma pessoa distinta do Pai:

"Na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou também dá testemunho de mim." - João 8:17, 18.Assim, se Jesus se considera outra pessoa que o Pai, e aqui tem que ser ao mesmo tempo, por que ensinar que eles são a mesma pessoa com manifestações diferentes em tempos distintos?

Além disso, como o Espírito Santo poderia ser o próprio Jesus se Jesus o envia, e ainda demonstra haver submissão do Espírito Santo a ele, pois fala-se dEste Espírito não falar de si mesmo, mas do que tiver ouvido. (João 16:13, 14) Com toda sinceridade, respondam: O que teriam concluído os ouvintes de Jesus, com essas palavras: Que o Espírito Santo era o próprio Jesus?

Após a ressurreição de Cristo, a Bíblia ensina novamente haver relacionamento entre as Três Pessoas. Jesus ensina-nos o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19, 20) Lemos em 2 Coríntios 13:13 sobre "a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo". E lemos que Jesus entregará o Reino ao Pai:


"Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder. [...] Pois sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, é claro que isso não inclui quem lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." - 1 Coríntios 15:24-28.Como o Filho pode ser a mesma pessoa que o Pai se o Filho se sujeitará ao Pai? No entanto, sabemos que tanto o Pai quanto o Filho são o mesmo Deus. De fato, um mistério além da nossa compreensão.

No Apocalipse, por fim, aprendemos que a Revelação de Jesus foi deu quem a deu. (Apocalipse 1:1) Sabemos que o "dar" aqui não significa que Jesus não a conhecesse. Sempre eu dou dinheiro para minha esposa, mas este dinheiro era nosso, e ela sabia que tínhamos. Assim, Apocalipse transmite a ideia de como, na Divindade, há relacionamento submisso do Filho para com o Pai na Revelação de Deus, de seus propósitos e no desenrolar do Plano de Salvação.


Conclusão

De modo algum pretendemos, por discordarmos da doutrina da IECV, incentivar o ódio ou o desrespeito religioso. Amamos cada membro desta organização religiosa, todavia, entendemos que precisamos saber diferenciar Trindade de Unicismo. Minhas sinceras orações a todos os membros da IECV, para que venham a experimentar a alegria de conhecer o Deus que é amor. (1 João 4:8) Este Deus, por ser amor, em toda a sua eternidade (estado) amou e foi amado. Antes de criar a realidade espiritual e física, em seu estado eterno, Deus amou e foi amado, por isso, é amor. E quem Deus amor e por quem foi amado? A única explicação convincente é: A eterna interação entre as Pessoas do Deus único. - Fernando Galli.

[1] http://igrejacristovive.com.br/doutrina/, item II, Credo Professado.


Fonte: Fernando Galli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes