quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Política na igreja ! pode? ou não pode?



Eu trabalhei  em frente à sede de uma igreja que tem mais de cem congregações, certa vez em uma reunião de obreiros que acontece mensalmente, vi subir pelas escadas da igreja um candidato a deputado federal, trata se  de um político muito influente na cidade, não da para entender o que leva um pastor a levar um candidato desse para uma reunião de obreiros, onde deveria está sendo discutido os projetos, os planos, os problemas  e o futuro da igreja assim como de suas congregações, o pior é que os membros da igreja  na maioria das vezes acabam achando isso normal, eu conversava com algumas irmãs  dessa igreja  sobre o acontecido, dizendo está muito triste com o que vi, uma delas partiu para o ataque mais preocupada em defender o seu ministério do que observar o acontecido, disse que isso é normal, que toda igreja faz isso, que eles ajudam a igreja, é uma troca de favores entre o político e a igreja, a igreja apóia e depois ele ajuda no que for preciso.
Com certeza não consegui ficar quieto, precisei avisar a ela, que felizmente ainda existem igrejas sérias, onde seus pastores não permitem esse tipo de barganha que tenta trocar o voto dos fiéis por favores para a igreja ou para si próprio. 
A discussão foi longa, ela queria me provar que tudo aquilo era normal, o que mais me preocupa é que se tratava de senhoras “irmãs de oração” haviam acabado de sair de uma consagração e uma delas estava brigando para defender uma prática que está contaminando a igreja, bom não consegui mudar completamente a posição dela, mais com certeza ela saiu de lá com algumas dúvidas sobre o assunto, espero que tenha revisto seus ideais.
  Tenho um tio que é um grande pastor um verdadeiro homem de DEUS chamado Manoel Correia, certa vez ele foi chamado para pregar em uma igreja na cidade onde eu morava, na igreja de um pastor conhecido meu, fui acompanhá-lo, pois eu havia sido o mediador entre os dois, fiquei bastante preocupado com o que vi, estávamos em um momento eleitoral, desta vez municipal, o que me entristeceu muito foi que vi santinhos de candidato a vereador em cima do púlpito, pensei será que estou em um templo ou em um comitê eleitoral, infelizmente era no templo mesmo e no meio de um culto, chegamos a comentar sobre o que vimos quando chegamos em casa, achamos um absurdo. Só mais tarde fui saber que o tal pastor era assessor de um vereador bastante conhecido na cidade. Nada contra ele trabalhar com o vereador, que inclusive é um grande conhecido meu de muito tempo, com o qual já até trabalhei no passado, antes de se tornar político, o problema não é o trabalho dele o problema é ele usar a igreja em prol de uma campanha política para um candidato a vereança, chegando ao ponto de ter santinhos do tal candidato em cima do púlpito, isso mostra que a uma ligação muito grande entre a congregação e a campanha. Precisamos mudar essa realidade, não da para ver nossos templos sendo transformados em comitês eleitorais e nossos púlpitos em palanques para todo tipo de políticos, precisamos fazer algo com relação a isso.
 E se falarmos de algumas igrejas que não só se transformam em comitê como fazem de seus seguidores verdadeiros cabos eleitorais, tem pastores que não são capazes de entregar um folheto se quer, não ensina suas ovelhas a evangelizarem, não tem coragem de juntar meia dúzia de irmãos e sair entregando folhetos e evangelizando nas ruas, mais quando chegam às eleições, junta um batalhão e sai distribuindo santinho de seu candidato, e a disposição que não tinha para evangelizar, ele tem em dobro para convencer o eleitor a votar em seu candidato, não “perde” cinco minutos tentando convencer um ímpio a aceitar a Jesus, mais perde meia hora tentando convence-lo a votar em seu candidato, não entrega um folheto se quer, mais entrega um milheiro de santinho de seu candidato, não faz um culto ao ar livre para falar de cristo as pessoas que circulam por uma praça, mais sobe em um palanque para falar de seu candidato em um comício, nesta mesma praça.  
É uma vergonha não é?    
 Minha mãe pertenceu a uma igreja, que em certa ocasião eleitoral, fizeram uma coisa inusitada, quinze minutos de propaganda política no final do culto, pode uma coisa dessas? Pois é nesta mesma igreja os irmãos que não viraram cabo eleitoral, acabaram não sendo muito bem vistos pela maioria, você deve está imaginando, deve ser um desses novos grupos que surgem, sem muita base bíblica, mais não. Trata se de uma grande denominação, já centenária e bem conhecida no cenário nacional. Sem falar em alguns ministérios que pegam um candidato não cristão, e colocam em congressos para falar para milhares de fiéis, o individuo fala até aleluia na frente dos crentes, que muitas vezes chegam a ficarem com os olhos cheios de lágrimas, alguns dizem; esse é um homem de Deus falta muito pouco para ele se converter, é vou votar nele! Depois vê o camarada que a igreja ajudou a se eleger, oferecendo flores para Iemanjá na passagem de ano, ou dizendo em entrevistas que são ateus, olha que eu já vi isso e não faz muito tempo não! Precisamos ser mais sábios na hora de votar, o voto deve ser decidido após uma análise séria sobre aquele candidato e não em um momento de emoção, em que ele tenta parecer ser um de nós para ganhar nossa confiança, engano dele e nosso, até mesmo porque ele não precisa ser um de nós, precisa é respeitar nossos princípios.
É irmãos Precisamos rever o jeito de olhar para a política, precisamos nos conscientizar de que o voto é coisa séria, e que devemos exercitar  corretamente a nossa cidadania, analisando os candidatos corretamente, observando se são competentes e sábios para exercer o pleito ao qual estão se candidatando.
precisamos dizer não aos pastores que querem manipular o voto dos fiéis, chega de usar a igreja de CRISTO, para benefício próprio, igreja é lugar de cultuar a DEUS, não usemos o templo do SENHOR, para outra coisa que não seja o culto a DEUS.

Sonho com uma igreja santa, pura e imaculada, uma igreja capaz de transformar a sociedade onde está inserida, uma igreja capaz de transformar o pecador, uma igreja que possa refletir a beleza de CRISTO!!!

Conheça o meu Livro:

*Esta postagem, é parte de um livro que estou escrevendo, 
onde pretendo mostrar o que penso sobre a politica na igreja!!
 


DEUS abençoe a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes