sábado, 1 de junho de 2013

Conheça o programa Choose Life destinado às escolas da África

Choose Life is a curriculum for African schools, helping 11-14s to make good choices for themselves and their communities

Introduzindo o programa Choose Life

Choose Life é um programa escolar destinado às escolas da África, o qual ajuda jovens de 11 a 14 anos a tomar boas decisões para si mesmos e para suas comunidades, e a colocar em prática os princípios bíblicos do amor, da paz, justiça, libertação e consideração pelo nosso próximo, em suas vidas cotidianas. Depois de dois anos de experimentação, este programa altamente interativo foi colocado à disposição de escolas no Quênia e na República Democrática do Congo. 

Cinco princípios

O programa Choose Life ensina cinco princípios:
  • Amor -  e a sua aplicação nos relacionamentos escolhidos
  • Direito - justiça e integridade
  • Paz - resolução de conflito, instauração de paz e reconciliação
  • Libertação - de poderes e práticas espíritas prejudiciais ao homem
  • A consideração pelos outros - viver em comunidade
Estes são princípios-chave para enfrentar certas situações como HIV/AIDS (SIDA). O apocalipse do HIV/AIDS não é um problema individual, de comportamento sexual, e suas consequências não estão limitadas a alguns indivíduos. De forma cruel ele tem roubado das crianças e adolescentes africanos algumas das coisas mais importantes que poderiam reverter este quadro: comunidade, família, uma sociedade que se importa com o seu povo mais carente, progresso econômico e paz.

Eficácia do programa

No decurso do desenvolvimento dos materiais Choose Life, educadores evangélicos quenianos nos informaram que, para seu desespero, o ensino diligente das histórias e dos princípios bíblicos parece fazer pouca diferença ao comportamento percebido entre os alunos. Os jovens conhecem todas as respostas corretas, mas o ensino de fatos bíblicos somente, não produz o tipo de mudança que eles necessitam tão desesperadamente em suas vidas. Por isso, durante as lições de Choose Life, buscamos ajudar os jovens a compreender os princípios bíblicos, vê-los operando no mundo ao seu redor e optar por viver de acordo com os princípios que aprenderam, de forma intencional.
Mesmo de maneira simples e cotidiana os resultados do programa Choose Lifefalam por si mesmos.
O módulo Choose Others surpreendeu e despertou o interesse de toda a escola. Meninas de minha classe estavam prontas a se sacrificarem e ajudar os alunos que não tinham dinheiro para pagar as taxas das provas. Isso na verdade demonstrou que elas haviam colocado em prática o que haviam aprendido.
Ruth Ainda, Escola Primária James Gichuru, Nairobi, Quênia
Por favor, orem pelos jovens da África e pelo progresso do projeto Choose Life. Para que mais jovens possam encontrar Deus através da sua Palavra e aprender a tomar decisões sábias na vida, para o seu próprio bem e para o bem de suas comunidades.

Fonte: sgmlifewords.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes