quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Decreto em Salvador proíbe uso de celular em igrejas




A atualização do Decreto 22.209 de 2011 em Salvador tem gerado muita polêmica entre os líderes religiosos. O texto proíbe o uso de celular em diversos estabelecimentos como bibliotecas, teatros, cinemas e agora em igrejas e templos religiosos.

A alteração do texto é de autoria do vereador Isnard Araújo (PR) que afirma ter ouvido muitas reclamações de líderes religiosos a respeito do uso de celulares nos templos.

“Eu milito em religião há 30 anos. Tenho acesso a diáconos, pais-de-santo, padres, pastores e ouço muitas reclamações. Há pessoas indelicadas, falam alto. Outras não atendem e deixam o aparelho chamando, daí surgiu a ideia”, disse o vereador ao jornal A Tarde.

Mas nem todos os líderes religiosos estão satisfeitos com o decreto, como é o caso do bispo-auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Estevam Silva Filho. Para o jornal A Tarde, o católico disse que é favorável à educação sobre o uso responsável dos aparelhos de comunicação, mas que nas igrejas católicas não há grandes transtornos causados pelos celulares.

“Nossa maior preocupação, isto sim deveríamos atentar, seria a conscientização de não atenderem telefone dirigindo e enquanto estão em refeição com a família, por exemplo”, disse o bispo.

Dom Estevam ainda lembra que nas igrejas católicas há avisos sobre o desligamento dos aparelhos celulares e que quando algum aparelho toca no meio da celebração o comentarista recorda os fiéis sobre a importância de manter o aparelho desligado.

Já o pastor Djalma Torres é contra a proibição e diz que mesmo atrapalhando, não é caso de proibição por decreto. “O uso indiscriminado atrapalha, entretanto, não é o caso de proibir, mas de estabelecer um uso criterioso por meio de recomendação dos dirigentes”, opinou.

A Igreja Universal, da qual o vereador Isnard faz parte, avisou ao jornal A Tarde, por meio da assessoria, que há muito tempo os fiéis são orientados a não utilizarem celulares dentro da igreja.

“Dentro da igreja, o objetivo é que a pessoa se desconecte de tudo e foque na vida espiritual, sem interrupção. Ao usar o celular no culto, é natural que a atenção seja desviada”, diz a nota.

from Portal da Teologia http://ift.tt/1iOMTPX
Via:http://acervoteologico.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes